Transição Capilar: Todas as Dicas para Voltar ao Cabelo Natural sem So – dermatussobmedida

Transição Capilar: Todas as Dicas para Voltar ao Cabelo Natural sem Sofrimento!

A transição capilar é marcada pelo abandono das químicas alisadoras e a volta do cabelo natural. É um momento delicado de aceitação e paciência, pois o cabelo fica com texturas diferentes durante um tempo. Muitas pessoas têm dúvidas em relação a transição capilar e as principais dificuldades que o período representa. Nós vamos tirar algumas dúvidas e dar dicas de como passar por esse momento sem sofrimento. Confira!

Mitos da transição capilar

Quando passamos por esse período, acabamos procurando diversas informações para que os cabelos naturais voltem da forma mais rápida possível, e muitas das vezes somos enganadas com ofertas e informações que podem não ser tão honestas. Alguns dos mitos são: 

  1. Química tira química? 

Não existe nenhuma química capaz de retirar uma outra química. A química é um procedimento que muda completamente a estrutura original do fio, ou seja, essa suposta química só iria dar uma nova estrutura para o fio, que não é sua forma natural. Além de acabar deixando o cabelo mais fragilizado, desidratado, quebradiço e opaco.

  1. Shampoo anti resíduo tira química? 

Este é um dos mitos mais falados. O shampoo anti resíduo jamais irá retirar a química do cabelo, a função dele é limpar efetivamente o fio, retirando qualquer resíduo de produtos como pomadas, gelatinas ou cremes de pentear, mas não a química. 

Além disso, utilizar esse shampoo somente com essa intenção pode ser prejudicial, porque ele limpa profundamente, retirando a oleosidade natural do fio, deixando-o sem vida, sem brilho, desnutrido, opaco e áspero. 

Penteados para cabelos em transição

  • Tranças: uma opção para passar pela transição capilar em grande estilo é fazendo as box braids. O cabelo irá ficar escondido e você pode realizar diversas manutenções até o fio atingir um comprimento que você se sinta confortável para expor os fios naturais. 

    • Acessórios: invista em acessórios que ajudam a passar pela transição muito mais estilosa, por exemplo: tiaras, bandanas e turbante. 

    • Penteados: é um dos métodos fáceis e charmosos de atravessar a transição capilar. Coques mais trabalhados, tranças, rabos de cavalo diferentes e muitas outras opções.

    O bigchop

    É conhecido por ser um grande corte que irá extrair de vez toda a química presente no cabelo, deixando apenas os fios naturais. Para muitas mulheres é muito difícil de lidar com essa opção e optam por não fazê-la. Sendo assim, para evitar o bigchop é preciso manter uma rotina de cuidados intensa com o cabelo para que ele cresça de forma rápida. Assim, você pode ir cortando o cabelo aos poucos, até que ele esteja totalmente natural. 

    Portanto, passar pela transição capilar não é tão simples, afinal, não é apenas sobre cabelo. É também uma questão de identidade, autoestima e se libertar de um padrão imposto pela sociedade. Cada processo é muito particular e aproveite cada fase. Cultivar o amor-próprio é sempre a melhor opção.

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados