Tipos de cabelo: Entenda a classificação dos fios e os cuidados para c – dermatussobmedida

Tipos de cabelo: Entenda a classificação dos fios e os cuidados para cada um

 

Cada cabelo tem a sua necessidade e suas características especiais e por isso, cada fio precisa de um cuidado específico. Uma tabela dos tipos de cabelo foi elaborada para ajudar você a cuidar melhor do seu cabelo e nós vamos te explicar tudo! Confira. 

Tipo 1 - Cabelo Liso 

O cabelo liso não apresenta ondulação nenhuma, sua estrutura é fina e geralmente é mais oleoso que os outros. Por não existir  curvatura na fibra capilar, a oleosidade natural produzida no couro cabeludo tende a descer pela extensão, atingindo as pontas com facilidade. Por este motivo, é um cabelo muito macio e brilhante, pois o óleo natural tem esse poder de tratamento do fio. 

Tipo 1A

O fio não possui nenhum tipo de ondulação e é conhecido por ser liso extremo, sem qualquer tipo de textura. Além de ser famoso por não segurar nenhum adereço (grampos e presilhas, por exemplo). 

Dicas e cuidados: Deve ser cuidado à base de produtos indicados para cabelos oleosos. Importante evitar os que contenham silicone nas fórmulas. É aconselhado pentear com cuidado e aparar as pontas com frequência. 

Tipo 1B

Possui as mesmas características que o tipo anterior, em relação a quantidade de óleo. O cabelo 1B não possui nenhuma ondulação, porém o fio é mais grosso que o tipo 1A. 

Dicas e cuidados: caso queira dar volume e movimento aos fios 1B, a dica é utilizar os shampoos a seco. Para fazer a limpeza e finalização, priorize os produtos leves. 

Tipo 1C

Este tipo de fio tem a textura mais grossa que os anteriores, por isso é mais difícil modelá-lo. Porém, continua com a oleosidade natural dos tipos 1A e 1B. 

Dicas e cuidados: É indicado o uso de shampoos anti resíduos, que evitam a oleosidade e a caspa sem que você tenha que lavar os cabelos todos os dias. 

Tipo 2 - Cabelo Ondulado

O cabelo tipo 2 possui espessuras e formatos diferentes. Esses fios apresentam curvas e texturas no comprimento, mas a raiz é lisa. Além disso, podem apresentar mais frizz que os cabelos lisos.

Tipo 2A

Este tipo de fio apresenta as mesmas características que o tipo 1, porém o comprimento do fio já não é tão afetado pelo óleo natural da raiz. A fibra capilar é fina e apresenta o formato da letra S alongada. 

Dicas e cuidados: é recomendado o uso de produtos leves para limpeza, como shampoos transparentes e cosméticos em gel para que o cabelo não fique pesado. 

Tipo 2B

Neste tipo de fio é possível já perceber o formato de S, além de ter um tendência maior em relação ao frizz. 

Dicas e cuidados: O indicado é usar produtos à base de gel para manter a beleza das ondas e finalizadores anti frizz. Outra dica para dar movimento às mechas, é você ‘’amassar’’ o cabelo enquanto ele estiver molhado. 

Tipo 2C

O 2C apresenta uma formação mais marcada do cacho e os fios costumam ser extremamente sensíveis. Além disso, a raiz é lisa, e por este motivo a definição dos fios pode variar ao longo do dia. 

Dicas e cuidados: para manter a definição das ondas desse tipo de fio, é recomendado utilizar produtos leves e modeladores de cachos.

Tipo 3 - Cabelo Cacheado

Os cabelos tipo 3 costumam ser mais volumosos e os formatos e definições dos cachos são diversos. A hidratação é essencial para estes tipos de cabelo para valorizar o formato dos fios e deixá-los mais encorpados. 

Tipo 3A

O cacho é mais largo e são soltos, porém a sua raiz não é ondulada. Os fios são sensíveis e apresentam bastante brilho. 

Dicas e cuidados: a dica é usar produtos que ajudem a definir a estrutura dos cachos. Produtos como leave-ins, géis e ativadores de cachos, são super indicados, desde que sejam mais leves e não pesem os fios.

Tipo 3B

Os cachos são muito estreitos e fechados. As pontas tendem a ser secas, pois a oleosidade natural não chega em todo o comprimento dos fios. 

Dicas e cuidados: Utilizar shampoo e condicionadores com ingredientes para hidratantes para tratar fios secos, como shampoos mais cremosos e cremes mais densos. 

Tipo 3C

Esse tipo de fio tem os seus cachos ainda mais estreitos se comparado ao 3B, portanto é possível ver a formação bem definida dos cachos.

Dicas e cuidados: devido aos fios serem mais frágeis e finos, eles devem ser hidratados frequentemente com produtos específicos, além de exigirem finalizadores à base de manteiga e óleos. 

Tipo 4 - Cabelo Crespo

Os cabelos tipo 4 se caracterizam pelas madeixas volumosas e pela texturização desde a raiz. Alguns tipos de cabelo crespo formam cachos e outros possuem uma textura mais seca e mechas volumosas. 

Tipo 4A

Os cachos são muito estreitos e parecem com pequenas molinhas. Além disso, eles são mais ressecados do que os fios cacheados, portanto não apresenta o mesmo brilho que o 3C, sendo mais opaco. 


Dicas e cuidados: utilizar produtos com alto grau de hidratação, pois os fios são mais frágeis e ressecados que os outros. Os shampoos e condicionadores devem ser mais densos e utilizar cremes emolientes é uma ótima dica.

Tipo 4B

Este cabelo se caracteriza pelos fios muito enrolados com o formato de zigzag. Os seus cachos são bem definidos, além de ser um fio mais seco e extremamente fino, faz com que eles sejam muito frágeis

Dicas e cuidados: óleos essenciais e produtos umectantes para manter os fios nutridos são super indicados. Para este tipo de fio é importante fazer hidratações semanais para que as mechas continuem saudáveis sem que fiquem ressecadas ou com texturas ásperas. Para desembaraçar, é indicado pentes mais largos, de preferência de madeira. 

Tipo 4C

Os fios tipo 4C são caracterizados pelo grande volume e por cachos pouco definidos. São extremamente frágeis por ter um fio muito fino e apresentarem altos graus de porosidade e encolhimento. 

Dicas e cuidados: para manter esses cabelos saudáveis, é preciso fazer umectações e hidratações com produtos densos e extremamente cremosos. Além disso, para que os fios fiquem sempre bonitos e bem cuidados, é importante não lavá-los todos os dias. Depois de lavar, não esqueça de selar os fios com óleos vegetais, como óleo de coco ou amêndoas. 

 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados