Cuidados com o Cabelo no Verão

Quando o verão chega só pensamos em: praia, sol, piscina, mar e muito bronze! Mas não podemos esquecer dos cuidados com o cabelo nessa época do ano. Os cabelos ficam muito mais expostos e sofrem agressões vindas da radiação solar, da água salgada, do cloro e da poluição. Nós separamos algumas dicas para cuidar e proteger o seu cabelo no verão. Confira! 

Quais são os danos causados ao cabelo no verão? 

Além da pele, os raios solares também causam danos aos cabelos. Por causa deles ocorre a degradação da estrutura dos nossos fios, deixando-os ressecados e quebradiços. Se o cabelo estiver desprotegido, a radiação solar causa danos à fibra capilar e, por isso, protegê-los é essencial. Os raios UVB são os maiores culpados por danificar a queratina dos fios, deixando os fios mais frágeis. Já os raios UVA oxidam e desbotam a cor, independente se os fios tiverem tons naturais ou artificiais. 

Além disso, a água do mar e o cloro também são dois responsáveis por danificarem os cabelos durante o verão. O contato com estas águas intensifica a perda de água benéfica para os fios, que é responsável pela elasticidade. Há também a quebra das proteínas encarregadas por selar internamente os cabelos, deixando-os porosos, quebradiços e com pontas duplas. 

Dicas para cuidar do cabelo no verão

  • Cuidados antes de entrar na piscina e no mar 

Um dos cuidados essenciais com o cabelo no verão é a hidratação e  proteção UV dos fios. Além disso, os coques altos podem ajudar a evitar o contato contínuo com a água, minimizando os danos do sal e do cloro. 

Após o banho de mar ou piscina é importante lavar os fios com água doce, caso não tenha acesso fácil, a água de coco é uma ótima opção. Reaplicar o  hidratante  capilar que também proporcione proteção contra os danos causados pela radiação solar. 

  • Evite banhos muito quentes 

A água quente pode descamar o couro cabeludo, sensibilizar e aumentar a oleosidade. O mais indicado é utilizar água morna durante a lavagem e, se possível, no último enxágue, usar a água mais fria, pois ajuda no brilho dos fios. 

  • Mantenha os fios sempre hidratados 

O sol deixa os fios mais frágeis e eles perdem queratina, ter uma rotina de hidratação é essencial para manter os cabelos saudáveis, fortes e resistentes. O ideal é fazer uma hidratação a cada 15 ou 30 dias, mas no verão esse número pode aumentar para que os fios fiquem protegidos e deve ser feita uma vez por semana.

  • Proteja o cabelo das agressões diárias

Além de usar um shampoo específico para o seu tipo de cabelo, fazer uma massagem no couro cabeludo com as pontas dos dedos em movimento circulares é fundamental  para espalhar o produto de forma homogênea, tornando a limpeza mais efetiva e favorecendo a remoção  das partículas de poeira, poluição, células mortas e sebo. 

Aplicar produtos finalizadores que contenham filtro solar, assim como, o uso de bonés e chapéus também ajudam a proteger os fios dos danos do verão. 

  • Elásticos podem danificar os fios

Prender o cabelo para aliviar o calor é muito comum no verão, porém alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo evitar rabos de cavalos excessivamente apertados, pois este hábito pode ocasionar a perda permanente desses fios tracionados, conhecida como alopecia de tração. O ideal é optar por tranças e coques altos mais soltos com o uso de grampos ou elásticos revestidos de tecido. 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados